Sou um apaixonado por gastronomia. Dizem que sou guloso. Mentira! Gosto de saborear os bons paladares. Saborear um pouco apenas e não comer que nem um desalmado. Dá-me prazer cozinhar, mas estou cansado de receitas que nada explicam e não funcionam, autenticamente despejadas para livros e para a internet com a única intenção de fazer monte para vender, sem sequer nunca terem sido testadas antes de publicadas. Adoro fazer os melhores pastéis. Adoro fazer doces com melhor paladar do que em qualquer pastelaria. Conventuais, medievais, artesanais, aqueles que se colam aos dentes, me tentam e fazem lembrar os doces da avozinha. São esses que aqui apresento. Os que considero insubstituíveis, as melhores receitas devidamente experimentadas e explicadas de forma simples para que todos as possam fazer com sucesso. Sem publicidades nem anúncios chatos. A única coisa que peço é que experimentem um shot e comentem o blog. Bom apetite a todos!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Doces - Receita de Leite Creme Conventual




INGREDIENTES:

1) 12 gemas;
2) 2 colheres de sopa de farinha maizena bem cheias;
3) 200 g de açúcar;
4) 750 ml de leite;
5) 2 cascas de limão;
6) Açúcar para queimar q.b..


CONFECÇÃO:

1) Num tacho coloque as 12 gemas e uniformize com uma colher de pau ou uma vara de arames;


2) De seguida junte a farinha e uniformize muito bem. (Não se preocupe porque não se vão formar grumos. Apenas bata bem até obter um preparado homogéneo);

3) Adicione o açúcar e torne a uniformizar;

4) Junte o leite lentamente mexendo sempre;

5) Coloque as cascas de limão no preparado;

6) Leve ao lume sem nunca deixar ferver e aquecendo lentamente, sem parar de mexer com a colher de pau para que não se criem grumos e para não talhar. (Se deixar ferver vai estragar tudo e irá comer ovo cozido em vez de um maravilhoso leite creme conventual.)

Nota: Deve mexer com vigor e não lentamente. Não coloque a intensidade do lume muito forte pois o processo de engrossar o preparado deve ser lento. Coloque o lume de fraco a médio. Tenha paciência e respeite este passo religiosamente. Pode demorar algum tempo a engrossar;

7) Assim que começar a borbulhar, ou seja, assim que vir a primeira ou segunda bolhas geradas pela fervura, retirar do lume. O ideal seria desligar o lume antes de ver qualquer bolha porque quando as vir significa que o leite creme já ferveu, mas para isso é preciso ter alguma experiência.

Nota: Isto permite que o leite creme fique precisamente no ponto. Se o ferver ele irá ficar muito espesso e irá talhar. Dizem as pessoas mais antigas que o segredo do leite creme é não o deixar ferver;

8) Retire as cascas de limão;

9) Coloque o leite creme numa travessa apropriada ou em taças de servir individualmente e deixe arrefecer;

10) Depois de frio já pode queimar o preparado. Polvilhe com açúcar q.b. (Eu gosto de colocar bastante açúcar pois gosto que se formem placas de açúcar bem grandes. De qualquer forma mesmo para quem não gosta de muito açúcar queimado convém polvilhar bem porque, se queimar o preparado sem açúcar por cima, vai obter um gosto a queimado bastante forte e desagradável);

11) Ligue o ferro de queimar o açúcar, espere que ele fique em brasa (tem que estar em brasa) e pressione durante algum tempo o açúcar até ele ficar queimado mais ou menos como o da fotografia (pode queimar mais ou menos a seu gosto);


NOTAS GERAIS:

Para melhor saborear o leite creme queime-o apenas na altura de o servir. Parecerá que o acabou de fazer e dar-lhe-á uma sensação olfativa agradável assim como a temperatura ideal para o paladar.

Há quem polvilhe o leite creme também com canela. Eu pessoalmente prefiro o sabor do leite creme original. Além disso a canela não é um ingrediente desta receita conventual.

Este leite creme é divinal, simplesmente o melhor que comi até hoje. Fica com uma consistência não muito espessa como eu gosto e uma textura lisa. Notará o paladar moderado a ovo que se mistura com o toque de limão e o açúcar queimado. Por favor não adultere nenhum dos passos da receita e terá o melhor leite creme feito em sua casa. Bom apetite!

Uma das grandes dúvidas para a maioria das pessoas é a forma de limpar o ferro de queimar o açúcar. Para limpar o ferro não pode deixar arrefecê-lo. Mantenha-o em brasa durante mais algum tempo e irá verificar que o açúcar começará a sair por si próprio em forma de cinza. Com a ajuda de uma escovinha própria retire o excesso. Não pense que vai conseguir retirar todo o açúcar pois é evidente que o ferro nunca ficará como novo.

2 comentários:

  1. Muito boa a receita.esta de parabens'segui a risca a receita.bem haja.ja agora o que faz com as restantes claras?alguma sugestao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo. Para ser honesto não faço nada com as claras (deito-as fora). Mas pode sempre fazer um pudim Molotof ou uma tarte merengada. Melhores cumprimentos.

      Eliminar