Sou um apaixonado por gastronomia. Dizem que sou guloso. Mentira! Gosto de saborear os bons paladares. Saborear um pouco apenas e não comer que nem um desalmado. Dá-me prazer cozinhar, mas estou cansado de receitas que nada explicam e não funcionam, autenticamente despejadas para livros e para a internet com a única intenção de fazer monte para vender, sem sequer nunca terem sido testadas antes de publicadas. Adoro fazer os melhores pastéis. Adoro fazer doces com melhor paladar do que em qualquer pastelaria. Conventuais, medievais, artesanais, aqueles que se colam aos dentes, me tentam e fazem lembrar os doces da avozinha. São esses que aqui apresento. Os que considero insubstituíveis, as melhores receitas devidamente experimentadas e explicadas de forma simples para que todos as possam fazer com sucesso. Sem publicidades nem anúncios chatos. A única coisa que peço é que experimentem um shot e comentem o blog. Bom apetite a todos!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Doces - Receita de Tarte de Amêndoa



NOTA: Esta é "A" tarte de amêndoa por excelência, aquela que toda a gente procura. Aquela cuja massa da base se esfarela entre os dedos tipo areia com cobertura de amêndoa tostada com açúcar e manteiga. E claro tinha que ser portuguesa! É a melhor tarte de amêndoa do mundo e ainda por cima fácil e rápida de fazer!


INGREDIENTES PARA A BASE:

1) 150g de açúcar;
2) 1 ovo;
3) 200g de farinha sem fermento Tipo 55;
4) 125g de manteiga.


INGREDIENTES PARA A COBERTURA:

1) 125g de açúcar;
2) 125g de manteiga;

3) 4 colheres de sopa de leite;
4) 150g de amêndoa laminada.



CONFECÇÃO DA BASE:

NOTA, SEGREDO DE OURO: Para obter um resultado perfeito na base deve antes de iniciar a sua confecção ter já uma forma de tarte com base movível barrada de manteiga e polvilhada de farinha, bem como o forno aquecido a 180ºC. Isto explica-se porque a preparação da base é um processo bastante rápido e após a mistura dos ingredientes ela deve ser logo colocada no forno para que a farinha não tenha tempo de absorver a manteiga. Se isto acontecer não se irá produzir uma base com uma massa areada que é tão típica desta tarte. Não deixe a massa a repousar. Logo que preparada tem que ir ao forno.

1) Misturar o açúcar com o ovo inteiro e bater bem até obter um creme esbranquiçado;

2) Num tacho, derreter a manteiga e deixar arrefecer um pouco até ficar morna. (A manteiga não pode estar quente quando for adicionada ao preparado prévio);

3) De seguida, junta-se a farinha alternando com a manteiga previamente derretida para ser mais fácil de misturar e torna-se a mistura bem homogénea;

4) Colocar a massa na forma previamente preparada como indicado acima, alisar a massa se necessário polvilhando com um pouco de farinha por cima para não pegar aos dedos e picá-la com um garfo em toda a sua extensão para que ela não cresça.

5) Levar ao forno VENTILADO previamente aquecido a 180ºC durante 19 minutos. (Até a massa alourar por cima. Deve ajustar o tempo ao seu forno mas não altere a temperatura.)


CONFECÇÃO DA COBERTURA:

NOTA: Só deve começar a fazer a cobertura quando a base estiver prestes a sair do forno pois a cobertura deve ser colocada no forno logo que acabe de ser preparada sem deixar que arrefeça.

1) Num tacho junte a manteiga e o leite e deixe derreter um pouco;

2) De seguida adicione o açucar e vá misturando bem;

3) Quando estiver a ferver adicione a amêndoa e deixe ferver 4 minutos sempre sem parar de mexer;

4) Nesta altura deve já ter a base fora do forno à espera da cobertura! Coloque a cobertura na forma por cima da base e leve novamente ao forno VENTILADO a 180ºC durante 14 minutos. É fácil ver se a cobertura está pronta. Ela borbulha durante a cozedura. Quando ela borbulhar pouco ou deixar de borbulhar está no ponto. (Ajuste o tempo ao seu forno até alourar a cobertura.)