Sou um apaixonado por gastronomia. Dizem que sou guloso. Mentira! Gosto de saborear os bons paladares. Saborear um pouco apenas e não comer que nem um desalmado. Dá-me prazer cozinhar, mas estou cansado de receitas que nada explicam e não funcionam, autenticamente despejadas para livros e para a internet com a única intenção de fazer monte para vender, sem sequer nunca terem sido testadas antes de publicadas. Adoro fazer os melhores pastéis. Adoro fazer doces com melhor paladar do que em qualquer pastelaria. Conventuais, medievais, artesanais, aqueles que se colam aos dentes, me tentam e fazem lembrar os doces da avozinha. São esses que aqui apresento. Os que considero insubstituíveis, as melhores receitas devidamente experimentadas e explicadas de forma simples para que todos as possam fazer com sucesso. Sem publicidades nem anúncios chatos. A única coisa que peço é que experimentem um shot e comentem o blog. Bom apetite a todos!

domingo, 17 de outubro de 2010

Doces - Receita de Quindins




INGREDIENTES:

1) 4 ovos inteiros;
2) 4 gemas;
3) 350 g acúçar;
4) 50 g manteiga;
5) 100 g côco ralado;
6) Sal q.b.;
7) Manteiga e acúçar para untar.


CONFECÇÃO:

1) Coloque num recipiente os ovos inteiros e as gemas e uniformize;

2) Junte o açúcar e uniformize;


3) Derrata a manteiga à parte sem aquecer muito e deixe arrefecer;

4) Adicione ao preparado o côco ralado e uniformize;

5) Junte agora a manteiga derretida já arrefecida e uniformize;

6) Adicione o sal q.b. (mais ou menos como se estivesse a fazer um arroz para duas pessoas) e uniformize;


7) Unte as forminhas, mesmo que sejam de silicone, com manteiga e de seguida polvilhe-as com acúçar;

Nota:
É importante que unte as forminhas mesmo que estas sejam de silicone porque esta manteiga e este açúcar darão aos seus quindins o seu aspecto original bem como, ao trincá-los, o paladar externo que lhes é característico. Portanto este untar das forminhas não se trata tanto de uma medida facilitadora para desenformar mas é parte integrante da própria receita.
 
8) Deite o preparado nas forminhas sem encher até acima e deixe repousar a massa durante 5 minutos antes de ir ao forno;

9) Leve ao forno VENTILADO, previamente aquecido, em banho-maria, a 165 ºC durante 50 minutos;
 
10) Antes de desenformar, deixe arrefer porque é mais fácil desenformar os quindins a frio.


NOTAS GERAIS:

O processo de cozedura do quindim deve ser o um processo lento. Não fique tentado em colocar o forno a temperaturas elevadas para cozê-los em 20 minutos, como dizem algumas receitas, nem em fazer-se esquecido do banho-maria. Esta cozedura rápida não dará tempo para que o côco se separe do ovo naturalmente e os quindins crescerão imensamente no forno. Quando arrefecerem ficarão murchos, deformados e com o ovo o e côco misturados. Tudo isto para que os seus quindins fiquem com o brilho e o aspecto original como os da fotografia.